PSICOTERAPIA

"Aquele que olha para fora sonha. Mas aquele que olha para dentro acorda." - C. Jung

Eu faço uma Psicoterapia de abordagem integrativa e humanista, com as técnicas mais inovadoras, feita à medida de cada pessoa. A Saúde é vista como um todo, nas suas vertentes física, mental, emocional, social, espiritual e ecológica.


Esta abordagem inclui um respeito profundo por cada pessoa e pelas suas especificidades. O caminho certo para resolver os desafios está dentro de cada um de nós. Somos o maior especialista em nós próprios, somos nós que vivemos, que sentimos, que interpretamos, que sofremos. Também somos nós que sabemos onde queremos ir e como lá chegar. Às vezes só não conseguimos descobrir sozinhos e, na realidade, o caminho é mais fácil com ajuda.


Aí é onde entra o profissional. Os conhecimentos teóricos, clínicos, técnicos e humanos trabalham lado a lado com o Outro. Sentir as vossas palavras, sentir o vosso estado emocional, sentir a ressonância que faz em mim a vossa dor. Ao sentir em mim, aproximo-me mais do vosso sentir. Aproximo-me mais da compreensão, da empatia, do que vocês precisam. Construo uma relação em sintonia dual em que vos posso acompanhar em cada passo.

E vocês podem sentir que não estão sozinhos, porque eu estou REALMENTE aí! Com vocês! A cada instante.

PSICOTERAPIA  EMDR

Eye Movement Desensitization and Reprocessing

A sigla significa Dessensibilização e Reprocessamento através do Movimento Ocular. Trata-se de um método de dessensibilização e reprocessamento de experiências emocionalmente traumáticas por meio de estimulação bilateral do cérebro (visual, auditiva ou táctil), a qual promove a comunicação entre os dois hemisférios cerebrais, potenciando significativamente a capacidade de resolução dos problemas. 

O EMDR activa o que acontece naturalmente durante o sonho ou o sono na fase REM (Rapid Eye Movement), e pode ser encarado como uma terapia de base fisiológica, que ajuda a pessoa a encarar e viver as suas dificuldades de uma forma diferente e mais adaptativa.


É um método psicoterapêutico poderoso e eficiente no tratamento de experiências perturbadoras, incorporando diversos aspectos de terapias sistémicas, psicodinâmicas, experienciais, comportamentais e corporais (Shapiro)

Ler mais: https://www.emdrportugal.pt/emdr/

BRAINSPOTTING

BSP

Brainspotting (BSP) é um método inovador e altamente eficaz, desenvolvido por David Grand, Ph.D em 2003. É um tratamento focalizado, que funciona identificando, processando e libertando fontes neuropsicológicas de dor física e emocional. O método pode ser, simultaneamente, uma forma de diagnóstico e de intervenção e o seu efeito intensificado com o uso de estimulação bilateral (auditiva ou táctil) proporciona contenção e controlo ao paciente. Esta é uma técnica neurofisiológica, com resultados psicológicos, emocionais e físicos.


Este método de intervenção trabalha utilizando o cérebro mais profundo e os sinais do corpo, através do acesso directo ao Sistema Nervoso Autónomo e Límbico do Sistema Nervoso Central. Desta forma consegue reprocessar experiências e sintomas que normalmente estão fora do alcance da mente mais consciente.

O modelo teórico de Brainspotting valida e trabalha a capacidade inata do corpo de se auto-monitorizar. Deste modo permite o processamento e a libertação de áreas (sistemas) que se encontram em desequilíbrio, incluindo a possibilidade de reduzir e/ou eliminar a dor física e a tensão associada a perturbações psíquicas e emocionais, estimulando os processos de auto-cura.

Ler mais:

https://brainspotting.com/about-bsp/what-is-brainspotting/

HIPNOSE CLÍNICA

Feita à medida de cada pessoa

A Hipnose Clínica é um conjunto de técnicas e ferramentas que proporcionam um estado modificado de consciência, permitindo aceder a conteúdos inconscientes, vivências, experiências, pensamentos, sensações, percepções e comportamentos que afectam o momento presente e que facilita os processos de mudança na psicoterapia.

O estado hipnótico é um estado de relaxamento, de concentração profunda e absoluta, durante o qual focamos a nossa atenção no interior de nós próprios, mantemos-nos sempre conscientes, nunca perdendo o controlo de nós próprios, da nossa capacidade para pensar e da nossa vontade.

A psicoterapia Ericksoniana é focada na solução do problema. Todo o conflito (problema) é uma tentativa natural da busca de cura. Se seguimos o que o problema procura e encontramos um caminho neuronal alternativo, melhor, mais seguro e sem conflitos, com certeza a mente vai preferir o novo caminho, mais saudável e funcional!

Ler mais:

https://www.erickson-foundation.org/about-us/

PSICOLOGIA POSITIVA

O foco está na pessoa e em como ela pode viver melhor.

A Psicologia positiva é uma abordagem científica, humanista e contemporânea que coloca o foco nas emoções positivas e nas forças de cada pessoa, ajudando a construir uma vida com significado e propósito.


Promove um funcionamento óptimo da pessoa, desenvolvendo habilidades (a nível individual e comunitário) que cultivam a felicidade e uma vida melhor, mais saudável, feliz e realizada.


Serve como complemento às outras abordagens utilizadas no PsiMater, visando um equilíbrio entre o sofrimento e a dor, e a felicidade, as forças, a auto-estima e o optimismo.

Estas técnicas de intervenção contribuem para a mudança e permitem desenvolver pilares importantes para a realização pessoal e profissional, para a felicidade integral.

Autores de relevo:

Psicologia Positiva - Martin Seligman, Barbara Fredrickson, Cristopher Peterson 

Neurociência - Richard Davidson 

Neurociência da meditação - Jon Kabat-Zinn 

00351 965873515

©2020 por PsiMater. Orgulhosamente criado com Wix.com